Sítio Saramandala

Quem somos

O Sítio Saramandala nasceu da vontade de se criar um espaço autossuficiente e regenerativo, onde se possa estar em contato íntimo com os ciclos naturais da Terra.

Nossa história

O Sítio Saramandala nasceu em janeiro de 2015 literalmente pelas nossas mãos, Felipe Toledo e Jéssica Cubas, a partir da vontade de se criar um espaço autossuficiente e regenerativo, onde pudéssemos estar em contato íntimo com os ciclos naturais da Terra, mas também de poder transmitir conhecimentos e compartilhar com outras pessoas o que nos foi ensinado e o que outras pessoas têm para nos oferecer.

Foram três anos com muitos mutirões / voluntariados de bioconstrução, onde construímos a Casa Mãe (nossa casa e atual recepção do Sítio Saramandala) e diversas outras estruturas do espaço. Nestes anos de edificação trabalhamos muito os princípios da Permacultura, da Bioconstrução, do Saneamento Ecológico e outros e, especialmente, aprendemos muito sobre Fraternidade e União.

Realizamos muitos cursos e vivências ao longo destes quase 10 anos e desde 2022 abrimos nossas portas para também receber encontros facilitados por outras pessoas. Nós fazemos uma curadoria para receber encontros que estejam na mesma frequência em que trabalhamos e que ofereçam um lugar de respeito e segurança para todas as pessoas que vêm até aqui e tem sido uma experiência incrível para nós e todos e todas que aqui frequentam!

Conceito do nome Saramandala

S.A.R.A = Soberania Alimentar e Resiliência Ambiental + MANDALA

Soberania Alimentar: Defende que a comunidade e os produtores tenham acesso igualitário à alimentação orgânica e com alto teor nutricional, respeitando o direito à soberania do povo em ter suas próprias sementes e produzir e comercializar localmente seu alimento independendo das grandes multinacionais. Apoia cultivos sem a utilização de agrotóxicos e outros químicos através da produção limpa com a policultura e agroflorestas, protegendo a Natureza e sua biodiversidade, o solo, as águas, o ar, os animais, a saúde humana e o meio ambiente como um todo (CHONCHOL, 2002).

Nossa Missão:

Auxiliar no processo de despertar da consciência em relação ao “viver” na Terra, através de experiências que possibilitem reflexões e novos conhecimentos aliados ao resgate de nossas raízes ancestrais, unindo o Ser Humano e a Natureza, desconstruindo antigos e ultrapassados paradigmas e buscando novos caminhos, preparando o solo para novas sementes germinarem.

Felipe Toledo é Gestor Ambiental com especialização em Educação para a Sustentabilidade, iniciou seus estudos em Jardinagem e Permacultura em 2012 e desde então fez diversas formações nas áreas da Agroecologia, Compostagem, Resíduos Sólidos, Bioconstrução, Domos Geodésicos e outras tecnologias sustentáveis.


Em 2015 fundou o Sítio Saramandala, Centro de Sustentabilidade e Desenvolvimento do Ser, junto à sua companheira Jéssica Cubas, onde organiza e facilita cursos e vivências voltados às temáticas da Permacultura e, principalmente, Bioconstrução. Trabalha com consultoria na área da construção sustentável e desenvolve estruturas geodésicas para outros espaços além dos domos do Sítio Saramandala.

 

Jéssica Cubas é Bióloga (2011-2014), Permacultora e Naturopata (2018-2020) com foco em Fitoterapia e Aromaterapia. Eterna aprendiz do Reino Vegetal e dos Saberes Ancestrais. Estudou Parteria e Medicina Tradicional com a cultura indígena Muisca (2019-2021). Também estudou Defumação, Temazcal tradicional e Uso Ritualístico do Cacau com base na cultura Tolteca Mexica (2018-2019). 

Com base em sua formação em Terapia Menstrual (2017) e seus estudos em círculos femininos e ginecologia natural, também facilita vivências voltadas para as mulheres. Participa de círculos de estudos dos conhecimentos e espiritualidade nativos como a Dança da Lua (Meene Waka Meztli). 

É co-fundadora do Sítio Saramandala junto ao Felipe Toledo, onde pôde colocar em prática uma das atividades que ela mais ama: bioconstruir. E também é fundadora e alquimista da Biocosméticos Saramandala, onde desenvolve formulações com plantas para oferecer a todos e todas que vêm ao Sítio Saramandala.

Permacultura:

A Permacultura pode ser traduzida por “cultura permanente”. Veio para unir a ciência atual (ecologia, biologia, engenharias e outros) com os conhecimentos ancestrais (comunidades em contato direto com a Natureza) em prol da sustentabilidade e da saúde integrativa de todos os seres e do planeta.

Trata-se de se desenhar paisagens (assentamentos humanos) que reproduzam padrões e relações que encontramos na Natureza de forma a beneficiar a ambos através da produção de energia, alimentos e matéria prima em troca de bons cuidados com o solo, plantas e animais. É uma ciência muito ampla que envolve muitas outras ciências e tem uma profunda filosofia e princípios éticos. A Permacultura é uma forma de viver que requer uma revolução cultural.



Estamos te esperando aqui!